A Timidez atrapalha sua vida profissional?

MERCADO DE TRABALHO  E A TIMIDEZ.

VOCÊ SOFRE DESSE MAL? NÃO PERMITA QUE A SUA TIMIDEZ IMPEÇA SEU CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

 

10 Dicas simples que lhe ajudarão a lidar com esse problema e facilitar sua vida no seu ambiente de trabalho.

 

Você não está só. Segundo pesquisadores metade da população mundial sofre por causa da timidez. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela é chamada de mal silencioso, pois quem é tímido, obviamente, não costuma falar sobre o assunto. O detalhe é que esse traço psicológico pode ser prejudicial quando se manifesta de forma  exagerada. Para o coach Marius Quiróz, de 47 anos, da consultoria Quiróz & Quiróz, a timidez não depende da atividade profissional e pode funcionar como uma defesa diante de uma situação desconhecida. “Mas, em um mundo onde a comunicação tem grande relevância, pode acabar interferindo no rendimento e na desenvoltura do indivíduo”, alerta.

A timidez, dentro do níveis normais, é até benéfica e, em alguns casos até vantajosa entretanto quando o assunto é vender suas qualidades principalmente para defender uma promoção ou numa entrevista de emprego, que exige a capacidade de falar de si e de suas virtudes se for uma timidez extrapolada, você corre o risco de perder ótimas oportunidades.

Por isso, siga estas dicas:

1)PREPARE-SE

A preparação antes de qualquer desafio diminui a ansiedade. Se for apresentar algo, conheça o assunto que irá tratar. Essa ação o deixará mais seguro  para expor ideias, propor soluções e responder a questionamentos.

2)TENHA MAIS AUTOCONFIANÇA

O tímido na maioria dos casos, é uma pessoa concentrada e que possui foco para realizar suas tarefas. O que lhe falta é confiança. Portanto, trabalhe suas apresentações mentalmente antes que ocorram em públicos. Isso lhe dará mais segurança na hora que acontecerem.

3)RECONHEÇA O PROBLEMA

Para não deixar que a timidez atrapalhe a sua carreira profissional é importante reconhecer que você tem o problema. Procure ajuda profissional. Há cursos de oratória, teatro. Comunicação ou formação extras que podem ajudá-lo a superar essa dificuldade.

4)CONHEÇA-SE

Se você decidiu encarar a timidez, esteja pronto para um profundo mergulho dentro de si. Mas lembre-se que o objetivo desse check-up interior é listar suas qualidades e não ficar preso aos pontos fracos que você tem.

 5)SAIA DO FOCO

O tímido tem a tendência de achar que todo mundo irá avalia-lo ou julgá-lo em qualquer situação, independentemente daquilo que ele disser. No entanto, é bom lembrar que as atenções nem sempre estão todas voltadas para o seu umbigo. Saia do foco.

6)DE GRÃO EM GRÃO

Aprender a lidar com a timidez exige tempo e consciência dos próprios limites. Dê pequenos dribles na timidez diariamente até estar pronto para encarar situações como apresentar um grande projeto para o conselho administrativo da empresa.

7)QUEBRE ROTINAS

Estabeleça como prioridade máxima se livrar de todos os hábitos de acomodação. Se você tem o costume de almoçar sozinho, por exemplo, tente mudar esse quadro convidando sempre um novo colega para almoçar com você.

8) DESCUBRA SEU POTENCIAL

Enfrentar a timidez em algumas situações não é sinônimo de colocar a sua personalidade de lado. Você continua sendo você mesmo e descobre o seu potencial à medida que ousa romper essa barreira em busca de um objetivo.

9) SEJA OUSADO

Aprender a lidar com a timidez exige tempo e consciência dos próprios limites. Vá com calma, mas tenha atitudes que você sempre teve resistência em fazer. Ajuste sua agenda e assuma compromissos. Seja mais proativo e ultrapasse barreiras impostas por você.

10) MANTENHA A CALMA

Se uma apresentação em público ou uma entrevista de emprego lhe aflige, identifique a causa desse temor. Os tímidos se desesperam por pequenas coisas, como uma conversa com o chefe, por exemplo. Nessas horas, mantenha a calma, controle a respiração, traga a sua mente uma imagem tranquila como uma linda cachoeira ou um lago translúcido e deixe as coisas fluírem normalmente.

 

Aperfeiçoamento Pessoal e Profissional

Forças que Impulsionam                                                     Forças que Restringem                    

Empatia                                                                    Vaidade

Motivação                                                                  Apatia 

Iniciativa                                                                   Dependência

Competência                                                              Timidez

Apoio                                                                        Manipulação

 

“Lembre-se: Você pode tudo, consegue tudo, realiza tudo com atitudes"

Sucesso sempre

Edison C. Gonçalves